Mesmo que apresentem riscos da presença de resíduos na carne e leite, é inegável a importância do uso de antibióticos e outras drogas na moderna produção de leite, principalmente para o tratamento de mastites, metrites e de outras doenças que podem trazer prejuízos significativos se não tratadas, além de conforto do animal.
Vale a pena esclarecer que os resíduos de antibióticos no leite podem ocorrer não só com o tratamento intramamário de mastites, mas também pelo uso de antibióticos injetáveis, por infusão uterina ou mesmo via oral, pois os antibióticos são absorvidos pela corrente sanguínea e são eliminados pelo leite. De forma similar, o descarte do leite de todos os quartos deve ser feito, mesmo quando se faz o tratamento de apenas um quarto, uma vez que o antibiótico usado num quarto irá se difundir pelo sangue e atingirá os demais quartos não tratados.
Sem dúvida, a principal causa da ocorrência de resíduos de antibióticos no leite é o tratamento da mastite. Algumas das principais causas que podem levar a ocorrência de resíduos de antibióticos no leite são:
- Não observância do período de carência do antibiótico;
- Erro na identificação dos animais tratados ou na anotação dos dados do tratamento;
- Uso de drogas em diferentes dosagens ou diferentes esquemas de tratamento para o qual o período de carência foi estabelecido;
- Descarte de leite apenas do quarto tratado;
- Vacas que têm partos antecipados e curtos períodos secos;
- Uso de produtos de vacas secas para tratamento de vacas em lactação;
- Ordenha acidental de vacas secas;
- Erro durante a ordenha e mistura de leite com e sem resíduos.
Para produção de queijos, é imprescindível que o leite esteja livre de antibióticos, e para isso, o produtor deve utilizar de kits de testes rápidos para detecção de antibióticos. Os kits são super práticos, não é preciso preparar o leite (ou seja, ele pode ser realizado em temperatura ambiente) e são de alta confiança e fácil leitura.
Para detecção de antibióticos em leite, utilize os kits de detecção rápida da Bela Vista!
Fonte: MilkPoint